Ética e conformidade

Na Lilly, estamos comprometidos em manter os mais elevados padrões de conduta corporativa em todas as nossas atividades realizadas no mundo inteiro. O nosso programa global de ética e conformidade apoia este compromisso e foi concebido para cumprir todos os requisitos externos, incluindo os códigos emitidos pela International Federation of Pharmaceutical Manufacturers (IFPM), The European Federation of Pharmaceutical Industries and Associations (EFPIA) e a Associação Portuguesa da Industría Farmacêutica (APIFARMA).

Os valores fundamentais de integridade, excelência e respeito pelas pessoas são a base deste programa e continuam a orientar tudo o que fazemos diariamente.

Os elementos fundamentais do nosso programa de ética e conformidade incluem o seguinte:

Supervisão

O nosso diretor de ética e conformidade responde à comissão de políticas públicas e conformidade do conselho de administração da Lilly, bem como ao CEO. O diretor de ética e conformidade desenvolve, opera e monitoriza o programa, gerindo uma organização diversificada que funciona a nível global em todas as regiões geográficas.

A comissão de conformidade e gestão de risco empresarial, que inclui os principais responsavéis de negócios e funções, supervisiona o programa de ética e conformidade e o programa de gestão de risco empresarial. O diretor de ética e conformidade fornece relatórios trimestrais sobre ambos os programas a esta comissão e à comissão de políticas públicas e conformidade do conselho de administração da Lilly. Todos os anos, o conselho de administração recebe um relatório de conformidade e revê o plano de gestão de risco empresarial.

Normas por escrito

O Livro Vermelho, o nosso código de conduta empresarial, é uma declaração de princípios que orientam os nossos procedimentos. Estes princípios baseiam-se em 11 políticas corporativas e são consistentes com os valores de integridade, excelência e respeito pelas pessoas da nossa empresa. Os nossos procedimentos, as nossas normas e a nossa formação a nível global estão alinhados com o nosso código de conduta empresarial e responsabilizamos cada colaborador pela tomada de decisões de forma íntegra, para que possamos conquistar e manter a confiança das pessoas que servimos.

Educação e formação

Exigimos formação e educação contínua para todos os colaboradores sobre o Livro Vermelho, as políticas e os procedimentos associados e os requisitos legais aplicáveis para funções específicas. Os colaboradores em algumas funções e áreas de risco essenciais podem receber formação e educação específica.

Comunicação

Promovemos ativamente a comunicação aberta em todos os níveis da organização. Os nossos colaboradores compreendem que têm a obrigação de se manifestarem quando tiverem perguntas ou preocupações sobre possíveis transgressões ou comportamentos antiéticos que possam prejudicar a Lilly ou as pessoas que servimos. Espera-se que os nossos líderes apoiem e promovam esta comunicação aberta. Os colaboradores podem comunicar preocupações aos supervisores, bem como ao departamento de recursos humanos, ao departamento de ética e conformidade ou ao departamento jurídico. Mantemos uma linha direta disponível 24 horas por dia para os colaboradores e para o público em geral, sujeita à legislação local, por telefone através do número 1-800-815-2481 ou online em Lilly EthicsPoint. Estão disponíveis serviços de tradução e as comunicações podem ser realizadas anonimamente.

Auditoria e monitorização

Analisamos, avaliamos, monitorizamos e auditamos continuamente a conformidade com o nosso programa de ética e conformidade e com as políticas e procedimentos associados. Apresentamos os resultados aos líderes de topo mundial , regional e local e às comissões de gestão corporativa.

Resposta a potenciais transgressões

Investigamos todas as comunicações de potenciais transgressões utilizando um processo padrão. Se tiver ocorrido uma transgressão, determinamos consequências disciplinares adequadas avaliando cada caso individualmente. Também revemos os nossos procedimentos, processos e práticas empresariais para estabelecer se são necessárias alterações de forma a evitar novas transgressões.

Além do programa de ética e conformidade, mantemos programas globais independentes de privacidade e bioética. O nosso programa de privacidade global foi concebido para proteger e respeitar as informações pessoais das pessoas que interagem com a nossa empresa, os nossos produtos, as nossas aplicações para dispositivos móveis e os nossos serviços e websites digitais. O nosso programa bioético foi concebido para proteger os direitos e o bem-estar dos doentes e dos participantes de ensaios clínicos, bem como a integridade da ciência por detrás de nossos produtos.